Industria

Variações nas metodologias da linha de máquina para montagem

Máquina para montagem

A passagem dos anos trouxe inúmeras variações nas metodologias das linhas de máquina para montagem. Estas novas rugas podem ser rastreadas não apenas a melhorias gerais em tecnologia e planejamento, mas a fatores que são exclusivos de cada empresa ou indústria. 

As limitações de capital, por exemplo, podem ter um grande impacto no projeto de uma pequena empresa para introduzir ou melhorar os métodos de produção da linha de montagem, enquanto as mudanças na concorrência internacional, regulamentos operacionais e disponibilidade de materiais podem influenciar a imagem da linha de montagem de indústrias inteiras. 

A seguir estão breves descrições dos métodos de linha de montagem que estão atualmente desfrutando de algum grau de popularidade no mundo da manufatura.

Montagem Modular – Este é um método avançado de linha de montagem que é projetado para melhorar o rendimento através do aumento da eficiência das linhas paralelas de submontagem que alimentam a linha de montagem final. 

Como aplicado à fabricação de automóveis, a montagem modular envolveria a montagem de módulos separados – chassis, interior, carroceria – em suas próprias linhas de montagem e, em seguida, uni-los em uma linha de montagem final.

Fabricação de células – Este método de produção evoluiu a partir do aumento da capacidade das máquinas para realizar múltiplas tarefas. Os operadores de célula podem realizar três ou quatro tarefas, e são utilizados robôs para operações como manuseio de materiais e solda. 

As células das máquinas podem ser operadas por um operador ou por uma célula de trabalho com várias pessoas. Nessas células de máquinas é possível ligar máquinas mais antigas com máquinas mais novas, reduzindo assim a quantidade de investimento necessário para novas máquinas.

Equipe de produção – A produção orientada para a equipe é outro desenvolvimento nos métodos de linha de máquina para montagem. Onde os trabalhadores costumavam trabalhar em estações de trabalho de uma ou duas pessoas e realizar tarefas repetitivas, agora as equipes de trabalhadores podem acompanhar um trabalho na linha de montagem através de suas verificações finais de qualidade. 

A abordagem de produção em equipe tem sido saudada pelos apoiadores como uma abordagem que cria um maior envolvimento dos trabalhadores no processo de fabricação e no conhecimento do sistema.

Linha de montagem em “U” – Uma linha pode não ser a forma mais eficiente para organizar uma linha de montagem. Em uma linha em forma de U, ou curva, os trabalhadores são coletados no interior da curva e a comunicação é mais fácil do que ao longo do comprimento de uma linha reta. 

Os montadores podem ver cada processo; o que está vindo e quão rápido; e uma pessoa pode realizar múltiplas operações. Além disso, as estações de trabalho ao longo da “linha” são capazes de produzir vários projetos de produtos simultaneamente, tornando a instalação como um todo mais flexível. 

As trocas são mais fáceis também em uma linha em forma de U e, com melhor comunicação entre os trabalhadores, o treinamento cruzado também é simplificado. Os benefícios da linha em forma de “U” serviram para aumentar seu uso amplamente.

Medida que novos métodos de linha de montagem são introduzidos nos processos de fabricação, os gerentes de negócios analisam as técnicas para possível aplicação em outras áreas de negócios. Uma dessas aplicações é chamada Desenvolvimento de Aplicação Conjunta, ou JAD. 

Trata-se de um processo originalmente desenvolvido para projetar um sistema baseado em computador. Ele reúne aqueles que trabalham nas áreas de negócios e aqueles que trabalham na área de tecnologia da informação em uma única oficina. 

As vantagens do JAD incluem uma redução drástica do tempo necessário para completar um projeto. 

O processo JAD faz para o desenvolvimento de sistemas de computador o que Henry Ford fez para a fabricação de automóveis (um método de organização de máquinas, materiais e mão-de-obra para que um carro pudesse ser montado muito mais rápido e barato do que nunca – a linha de montagem).

De maneira semelhante, os fundamentos da teoria da linha de montagem foram aplicados aos processos comerciais com sucesso. Estes novos métodos de organização do trabalho compartilham o objetivo comum de melhorar o rendimento, reduzindo o tempo que os trabalhadores individuais e suas máquinas gastam em tarefas específicas. 

o reduzir a quantidade de tempo necessária para produzir um item, os métodos de linha de máquina para montagem tornaram possível produzir mais com menos.